A montagem é demagógica mas decorre da irritação do interesse mostrado pela hierarquia da igreja católica em "passar por cima" do problema em vez de combatê-lo seriamente, a começar pelo seu seio, permitindo pela passividade um uso malévolo pelos seus representantes da expressão "venham a mim as criancinhas". Os números e geografia indicam um padrão e não se tratar apenas de casos esporádicos e isolados.
Igreja Católica paga às vítimas e espera que se restaure a confiança
A diocese de San Diego, Califórnia, chegou a acordo para pagar 198 milhões de dólares (quase 144 milhões de euros) a 144 vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero ou funcionários da Igreja.
O valor acordado é o segundo maior negociado pela igreja católica nos Estados Unidos depois do pagamento de 660 milhões de dólares a 508 pessoas feito em Julho pela diocese de Los Angeles.
Desde 1998 até agora o total de indemnizações pago pelas dioceses católicas estado-unidenses ascende já a quase 2,8 mil milhões de dólares.
As queixas que vêm da década de 1940 [!] envolvem 3 mil [!] padres. Actualmente há 42 mil padres no país.
Público, 9-10-2007
Papa preocupado com uma Europa sem crianças
Na sua deslocação a Áustria, Bento XVI afirmou que a Europa tornou-se pobre em crianças;, que queremos tudo para nós mesmos e possivelmente desconfiamos demasiado do futuro. Na homilia da missa sublinhou ainda que um mundo sem Deus já não sabe distinguir entre o Bem e o Mal e que sobre ele paira a terrível ameaça da destruição.
Público, 9-10-2007