Professores-avestruz
Os jornais noticiam o pior resultado em três anos de exames de Matemática do 9º ano de escolaridade: dos 96 mil alunos que fizeram o exame, 73% tiveram nota negativa e 26% tiveram apenas 1 valor (na escala de 1 a 5).
Uma professora diz que os alunos não entendem o que lêem e não conseguem interpretar os enunciados.
Mas os resultados positivos nos exames de Português do 9º ano passaram de 55% para 86%.
A Associação de Professores de Matemática e a Associação de Professores de Português consideraram ambas que as provas de exame das respectivas disciplinas eram adequadas.
O Ministério da Educação continua a falhar os objectivos.
Mas os professores não podem continuar a enterrar a cabeça na areia e pensar e agir como se não tivessem qualquer responsabilidade nos resultados.
Professores que se queixam que os alunos que recebem sabem cada vez menos e chegam muito mal preparados. Mas os alunos continuam a passar de ano, um após outro, com os novos professores a repetirem as mesmas queixas.
Como explicar esta cadeia em que os professores são quase unânimes quanto ao mau nível dos alunos no início do ano, mas os fazem passar no fim do ano para, por sua vez, novos professores dizerem que esses alunos [que outros colegas professores avaliaram positivamente] chegam sem saber nada.
E as médias do ensino secundário de acesso ao ensino superior são altas, para, depois, também os professores universitários se queixaram que os alunos [muitos com médias acima dos 15 valores] lhes chegam mal preparados.
Como podem os professores continuar a insistir que não têm responsabilidade e que a culpa é só do sistema?